
Recebi um email com um carta aos petistas do Brasil. Elogiando o governo Lula e pedindo força nas próximas eleições para o PT conquistar todos os Governos e se tornar Hegemonico no Brasil. A carta tambem critica os neoliberais da aliança tucanodemocrata.
Respondi assim e resolvi colocar aqui:
.....
Concordo que o governo Lula foi muito bom mesmo. Um marco na história do Brasil.
Acho que distribuição de renda e educação tem que ser prioridade de qualquer governo.
Tenho o Lula como um exemplo e apoio a maioria das iniciativas do seu governo.
Mas acho importante ver a história e a política com meio termo.
por exemplo.
Um lado diz que o estado tem que ser mínimo, as empresas privadas e as políticas publicas reduzidas, assim como a carga tributária.
Outro lado quer tudo na mao do estado. Todos os serviços e setores controlados pela mao forte do estado, que nada mais é que um bando de gente cheia de interesses pessoais como qualquer outro bando de gente. e por vezes só se importam com seu proprio beneficio. Nessa as empresas se tornam ineficientes.
Por que nao o meio termo?
Acho que o Brasil vive hoje o meio termo. Acho que o Estado deve atuar em áreas como a de energia (petrobras) que sao estratégicas, e em áreas de mercados com vocação publica por excelencia (monopólios naturais) como o saneamento e distribuição de água. E nas áreas que todos os cidadãos precisam como saude e educação tambem deve ter atuação do governo, uma vez que é desejo de todos. Mesmo aqueles que nao podem pagar desfrutam, isso é uma sociedade solidária. pagamos impostos pra saude que outras pessoas vao utilizar.
Mas empresas como Vale nao tem que ser públicas. tem que ser sim taxadas com impostos altos mas gerenciadas por técnicas privadas, comprovadamente mais eficazes. O estado nao tem que ter um braço em cada setor. Ou deve pelo menos permitir concorrencia com as empresas estatais, como a Distribuidora petrobras, que é forçada a ser eficiente uma vez que concorre com outras distribuidoras privadas.
Pra tudo tem um meio termo.
Outro ponto. Por que o genuino ta fazendo campanha pra Dilma? estamos fora da época de campanha e isso é ilegal. Como defender ética assim? é por isso que apesar de simpatizar com o PT e acreditar realmente que as almas mais nobres e politicamente engajadas desse pais estao filiadas a esse partido. Não acredito que ele seja diferente dos outros. Pelo simples fato de estar representado em seu alto escalao por gente sem essa moral dos petistas da base.
Não acredito que o Genuino seja diferente dos tucanos e democratas, com certeza está de olho no proprio umbigo. falando de tomar espaço em minas e sao paulo. Isso nao é uma guerra por territorio e o pt nao é o lado certo. Acho que ele tem que reconhecer que há bons governos de outros partidos, deve desejar que o melhor vença honestamente e fiscalizar o governo que ganhar sendo ele petista ou nao. Deve respeitar o desejo da populaçao e justamente reconhecer a realidade: seu partido é composto por gente, e gente erra. e portanto nao deve desejar que todos os estados tenham governos petistas, nem que o país seja pra sempre governado por petistas. pois isso destruiria o partido. todo tipo de sangue suga buscaria espaço entre suas frestas e nao sobraria pedra sobre pedra de moral e ideal nesse partido. O genuino quer o seu time ganhando, pra assim ter mais poder, ele é um ser humano e deve pensar assim, mesmo que sem perceber. nao ta querendo o bem do país, se estivesse, nao ia querer um pt soberano, está querendo seu próprio bem.
O meio termo sempre é a melhor saída.
Mais de um grupo de poder. Governadores de vários partidos se alternando. O presidente do país se alternando. Esse é o meio termo.
É nesse saudável equilíbrio de poder que a democracia sobrevive e que as escolhas tomadas se tornam as mais eficientes possivel. Excesso de poder corroe assim como excesso de remédio.
Não quero que a dilma ganhe essa eleição. Quero o meio termo. Quero que o Lula volte em 4 ou 8 anos. Mas que nao fiquei com seus vassalos viciados no poder com suas mentes naturalmente humanas e limitadas que só veem um lado. O PT olha pra esquerda. O PSDB olha pra direita. O Brasil só vai conseguir olhar pra frente quando tiver livre transito de poder entre esses lados, ou mesmo a uniao dessas forças em favor de uma democracia verdadeira.
Isso é o que penso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário